O transtorno da ansiedade

A Bionz acredita fielmente na importância do bem-estar das pessoas e, para ajudar a compreender determinados traumas emocionais, colocamos o fator ansiedade em questão. O sentimento de ansiedade é algo que afeta a maioria da população em algum momento da sua vida, seja na ida para uma festa, numa viajem ou numa promoção no trabalho, o problema é quando a inquietação e agitação causam impacto na nossa saúde.


Ansiedade

Imagine que, dentro de algumas horas, fará uma entrevista para o cargo que sempre sonhou. Enquanto se prepara, o coração fica acelerado, falta o ar, sente suores e, como se isto não bastasse, forma-se um turbilhão de questões e pensamentos na sua mente. Estamos diante de um clássico episódio de ansiedade, sentimento que aflige cerca de 16,5% dos portugueses, segundo Diogo Telles Correia, especialista em Psiquiatria.

Especialistas explicam que a ansiedade é uma característica normal do ser humano, manifesta-se como uma sensação de alerta a uma situação desconhecida. Transforma-se em doença quando o sistema de alarme do nosso cérebro é ativado constantemente, por situações banais, sendo isto normalmente atribuído a uma desregulação no nosso sistema nervoso. É uma falsa previsão de que algo mau vai acontecer, e está sempre associada à percepção do lado negativo das situações. É muitas vezes confundida com o entusiasmo e a excitação que têm, por sua vez, um carácter positivo, mas o que não deixa de a caracterizar como um transtorno derivado da ansiedade.

Podemos caracterizar várias categorias de doenças que estão relacionadas diretamente com a ansiedade e recebem a designação de perturbações de ansiedade, são elas: ansiedade generalizada, o pânico, as fobias, a perturbação e stress pós-traumático e o transtorno obsessivo compulsivo.


Dificuldades em concentrar-se

Os transtornos de ansiedade trazem dificuldades na vida pessoal e profissional e geram imenso desgaste físico, mental e emocional. A pessoa sente-se cansada devido à quantidade de energia do cérebro que é requerida e isso interfere diretamente na sua rotina diária. O quadro pode gerar outros problemas, como gastrite e dores crónicas, seja de cabeça, muscular ou nas articulações.

As crises de ansiedade não ocorrem apenas em quem possui transtorno de ansiedade. Em situações extremas, pessoas sem qualquer diagnóstico podem apresentar episódios de grande ansiedade. Uma forma simples, mas que na prática se torna difícil, é respirar fundo e tentar distrair o cérebro, seja dos pensamentos ou dos sintomas. É desviar o foco e a atenção, seja a olhar para o teto, olhar o chão e descrever o que está a ver, isso redireciona seu pensamento e concentração para outra coisa.

Os psiquiatras explicam que os transtornos considerados leves e moderados, podem ser tratados por meio de terapia e atividades físicas. Já nos transtornos de ansiedade graves são recomendados tratamentos medicamentosos e terapia, isso por causar sofrimento ao paciente.


Pratique atividade física

Após a prática desportiva ou simplesmente para o ajudar numa boa noite de sono, recuperando a sua calma e o seu bem-estar, para combater estes fenómenos de ansiedade, conte com a Bionz e com a sua tecnologia do Infravermelho Longo para o ajudar nessa missão.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta