No dia mundial do sono, vamos entender as vantagens de dormir bem!

Ao falarmos do sono, certamente muitos acabam por dar pouca importância ao assunto, contudo, segundo a Dra. Sandra Souza Marques especialista em medicina do sono, este é um pilar da nossa saúde funcionando como um regulador central de tudo que o corpo absorve no dia a dia. O sono de qualidade com número de horas adequada e no horário certo, acaba por reparar o desgaste que a pessoa sofre no dia anterior, fazendo com que esta se apresente muito bem-disposta no dia seguinte. O contrário também se verifica, ou seja, se uma má noite ou um repouso desadequado causará um acumulo do desgaste absorvido durante o dia.

Cada um de nós possuí um ritmo biológico diferente, por isso, o nosso corpo acaba por se ajustar ao melhor número de horas de sono para se sentir bem. Aderir a esses ciclos naturais é uma condição necessária para se atingir o pico da performance cognitiva. Segundo o site BBC, o sono ajuda não só a aceder a essa informação, como também modifica a forma como ela é acessada. Isso torna o cérebro mais flexível para reter informações (ou mais capaz de aceder a diversos tipos de informações de outra forma). Para além disto, o sono  também ajuda o nosso cérebro na sua capacidade de extrair as partes mais importantes de todas as informações que recebemos.

De acordo com o Dr. Joaquim Moita, presidente da Associação Portuguesa do Sono, o maior risco à qualidade do sono “é a falta de respeito que se tem pelo sono” em Portugal. Considerando que é necessário combater “uma cultura enraizada” na população de dormir pouco e sem regras. Em Portugal, ainda não se valoriza o sono como algo essencial para o bem-estar e para a saúde, alertando para a prevalência na população portuguesa de doenças como a síndrome de apneia obstrutiva (49% dos homens e 25% das mulheres têm ou virão a ter) e a insónia crónica (10% dos adultos).

Para um equilíbrio saudável do sono, para evitar determinadas doenças graves e/ou crónicas (obesidade, diabetes, pressão alta, ansiedade, depressão, Alzheimer, AVC, cancro, envelhecimento precoce etc.) e otimizar o metabolismo hormonal, os especialistas recomendam mais de 6 horas de sono por dia em ambientes escuros sem a presença da luz azul (dispositivos eletrónicos) e luz fluorescente. Segundo o site “Atlas Da Saúde”, a falta de descanso adequado, principalmente quando várias noites de sono são perdidas ou quando é rotina dormir pouco, causa problemas como:

  • Diminuição da memória e da aprendizagem;
  • Alterações de humor;
  • Risco de desenvolver doenças psiquiátricas, como depressão e ansiedade;
  • Aumento da inflamação no corpo;
  • Aumento do risco de acidentes, devido à diminuição da capacidade de reação rápida;
  • Atraso no crescimento e desenvolvimento do corpo;
  • Enfraquecimento do sistema imune.

Sabendo da importância de uma noite de sono de qualidade para uma vida mais equilibrada e saudável, a Bionz desenvolve produtos de qualidade com a tecnologia IVL irradiadora de infravermelho logo. A camisola de manga comprida e a t-shirt inteligente, feitas de algodão e impregnadas com esta tecnologia, ativam a circulação sanguínea permitindo um melhor funcionamento do organismo. Desta forma, criam condições para acelerar o processo de relaxamento muscular e, com um melhor fluxo sanguíneo, ajudam a regular a pressão arterial proporcionando uma noite de sono ainda mais reparadora e confortável.

Link do produto: https://bionz.pt/bionz/index.php?route=product/product&product_id=77 

A Bionz.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta