Artrite Reumatóide

Já ouviu falar em artrite reumatóide? É uma doença inflamatória generalizada que afeta as articulações e outros órgãos. Em Portugal, estima-se que atinja 3 vezes mais mulheres do que homens, entre 50 a 60 mil portugueses, e qualquer pessoa de qualquer idade, incluindo crianças, podem sofrer de artrite reumatóide.

Esta é uma doença autoimune, o que significa que as células do nosso sistema imunitário acabam por atacar os tecidos do nosso próprio corpo como se estes fossem ameaças. A artrite reumatóide possui como sintoma principal a dor nas articulações, sendo que estas se apresentam quentes e inchadas. Esse quadro também é caracterizado pela rigidez e consequente dificuldade de movimentação das articulações, principalmente no período da manhã. As inflamações geralmente atacam os dois lados do corpo, de forma simétrica.


Assimetria das Inflamações

O diagnóstico é feito a partir de relatos do paciente, bem como através da análise do histórico familiar. Para complementação de diagnóstico, são pedidos exames de imagem e de sangue. Por ser uma doença progressiva, sem tratamento adequado, ela tende a piorar, causando deformidades. Essas deformidades são consequência da rutura de tendões e deterioração das articulações.

O tratamento baseia-se na utilização de medicamentos imunossupressores que diminuem a inflamação e controlam a resposta imune. Para diminuir a dor e a inflamação de forma mais imediata, são utilizados analgésicos e anti-inflamatórios. É importante ter acompanhamento constante de um profissional, uma vez que é uma doença sem cura e o seu tratamento funciona apenas como uma forma de a controlar.


Exercício físico adaptado

Além do tratamento médico, o exercício físico é essencial para o fortalecimento da musculatura do paciente. Ao contrário do que se pensa, o exercício quando adaptado ao caso do paciente, pode reduzir o cansaço e melhorar o seu vigor e a sua capacidade física, bem como a sensação de bem-estar. A orientação é não exagerar e fazer os exercícios de acordo com suas capacidades e sempre sob a orientação de um profissional.

As roupas inteligentes da Bionz com tecnologia IVL, são também uma ajuda preciosa nestes casos, isto porque nas fibras dos tecidos é incorporada uma tecnologia especial. Essa tecnologia consiste numas micropartículas que quando em contacto com o calor corporal são estimuladas e devolvem esse calor ao corpo sob a forma de infravermelho longo. Esta radiação, que é extremamente benéfica, é responsável por desencadear o processo de melhoramento da circulação sanguínea, permitindo um melhor funcionamento do organismo criando e condições para acelerar o processo de recuperação muscular e de ação anti-inflamatória, auxiliando na redução de inchaços e no alívio da dor. O uso das roupas deve ser feito de forma continuada para que se obtenham melhores resultados.

Roupas Inteligentes que emitem infravermelho Longo

Saiba mais no nosso site www.bionz.pt

O acompanhamento da doença deve ser sempre feito por profissionais qualificados que encontrem a melhor solução para cada organismo.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta