Relatório de Avaliação das Roupas com IVL Technology da BIONZ, Pelos Atletas do Clube Desportivo das AVES

Reading time: 4 minutes

                       

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ROUPAS IVL DA EMPRESA BIONZ – PRODUTOS PARA A SAÚDE, LDA PELOS ATLETAS DO CLUBE DESPORTIVO DAS AVES

 OBJETIVO

Avaliação da recuperação muscular e performance dos atletas pela utilização de roupas IVL da empresa Bionz-Produtos para a Saúde, Lda durante e após esforço da prática desportiva.

 PROTOCOLO

Este protocolo destina-se a todos os jogadores de Futebol da Equipa Sénior do Clube Desportivo das Aves, Futebol SAD.

Tem como princípio o uso contínuo e diário das roupas inteligentes IVL para auxiliar na recuperação muscular e alívio da dor advinda de esforços físicos excessivos.

Devem seguir os seguintes passos:

  • Usar a roupa inteligente IVL idealmente todos os dias até ao término do estudo.
  • A utilização das roupas inteligentes IVL deve ter uma duração de 6-8 horas, diárias ou noturnas.
  • De modo a preservar as características das roupas estas devem ser lavadas de acordo com as instruções de uso, limpeza e conservação presentes nas etiquetas das mesmas.

A avaliação dos resultados será realizada pelos jogadores por inquérito anónimo efetuado pelo Departamento Médico do Clue Desportivos das Aves, Futebol SAD.

 

METODOLOGIA

As roupas utilizadas neste estudo têm a particularidade de serem compostas por uma tecnologia diferenciadora, a Tecnologia IVL, da empresa Bionz. De acordo com a Bionz, esta tecnologia IVL consiste em fibras têxteis impregnadas com uma Biocerâmica, denominada TIZNO e que, quando em contato com o calor corporal, é capaz de emitir radiação infravermelha longa. Esta radiação é capaz de penetrar até aos tecidos musculares provocando uma série de benefícios que são já bem conhecidos e que estão descritos na literatura.  Alguns destes benefícios são a melhoria da circulação sanguínea, levando a um melhoramento da ação anti-inflamatória do organismo, resultando no alívio das dores e na redução das inflamações e dos inchaços.
Os benefícios do infravermelho na recuperação muscular de atletas têm sido abordados em vários estudos e, nesse sentido, surge esta oportunidade de averiguar o impacto que as roupas com Biocerâmica TIZNO (Tecnologia IVL) da Bionz podem ter para os jogadores do CD Aves.

 RESULTADOS:

Verificou-se que os jogadores que apenas usaram os produtos 1 vez por semana, sentiram uma melhoria de apenas 13 % na sua condição, enquanto que com níveis mais altos, a rondar os 83 %, estiveram os jogadores que usaram as roupas 5 dias por semana. Os jogadores que usavam as roupas 3 ou 4 dias por semana, revelaram que sentiram uma melhoria geral em 76 % e 75 %, respetivamente.

Através da percepção de benefício sentida pelos atletas, elaborou-se um gráfico onde se consegue relacionar essa percepção de eficiência do produto em função do uso das peças. Quando a utilização do produto é de 1 vez por semana, a eficiência sentida é de 3%, enquanto que uma utilização mais consistente (5 dias por semana) se traduz num sentimento de 83% de eficiência do produto.

Assim concluímos que a percepção da eficiência do produto está diretamente relacionada com o aumento de utilizações. Consideramos que os jogadores, sentindo o produto como uma mais valia também se sentem mais motivados para o continuar a usar.

No final do estudo avaliamos o interesse dos jogadores em manter o uso das roupas com a Biocerâmica TIZNO após o estudo. Nesta avaliação, 22,7% dos jogadores não mostravam interesse em continuar com as roupas, e 77,3% dos jogadores mantinham interesse em continuar a usar as roupas por benefício próprio.

 CONCLUSÕES

Os jogadores mostraram que, quanto mais usavam as roupas mais sentiam a eficiência dos produtos, e os que eventualmente sentiram menor benefício com o uso da roupa IVL sentiram-se menos motivados para a utilizar, pelo que os benefícios sentidos pelos atletas foram diretamente proporcionais ao tempo de uso. Mais ainda, 77,3% dos atletas que participaram neste estudo, revelaram no final do mesmo que teriam interesse em continuar a usar as roupas por iniciativa própria, tudo leva a concluir que, de facto, as roupas impregnadas com a tecnologia IVL, têm um impacto positivo na vida dos jogadores.

 Obs.: A equipa médica do Clube Desportivo das Aves desenvolveu este estudo com a colaboração da equipa de investigação da Bionz- Produtos para a Saúde, Lda.

Braga, 30 de Outubro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *